Rádio Vida Nova 1210 kHz
radio
Rádio online - ouça agora

Histórico

O início da radiofonia em Jaboticabal

Em 1934, um grupo idealista de empresários, formado por Egydio de Souza, Osman Guarita Valente Docce, Augusto Tonani e Alcides do Amaral Gugel Peixoto, formam uma comissão para a criação da primeira emissora de Rádio de Jaboticabal, com sede inicialmente na Avenida Pintos, 53 A.

No dia 20 de setembro de 1934, passa a funcionar em caráter experimental a “Rádio Clube de Jaboticabal”, na Avenida Benjamin Constant.

Já em 8 de dezembro de 1934, mediante a um telegrama do Ministério da Viação, é finalmente concedida a licença de funcionamento para a Rádio Clube de Jaboticabal, bem como o seu prefixo no registro de P.R.G 4.

Em 23 de dezembro de 1935, a inauguração oficial acontece com grandiosa apresentação nas dependências do antigo “Cine Teatro Polytheama” , com artistas da P.R.A.7, hoje a Rádio Clube de Ribeirão Preto. O Evento é apresentado por Alceu Camargo Silveira e Agnelo Macedo.

É inauguradas a nova instalação da Emissora, na praça Jorge Tibiriçá, ao lado da Escola Coronel Vaz, mais tarde muda-se para os altos da Avenida Pintos, e posteriormente, para a Rua São Sebastião, tendo também uma alteração em seu prefixo, onde passa a ser ZYE 285, e por volta dos anos 70 - ZYK 509.

Em 10 de setembro de 1986, a Diocese de Jaboticabal adquire a Rádio Jaboticabal LTDA, e passa então a ser chamada de Rádio Vida Nova. Seus estúdios e escritórios passam então, para a Sede Social Diocesana na Rua Rui Borbosa, 546, 4º andar.

O que a P.R.G – 4 revelou para a radiofonia do Brasil na Era de Ouro do Rádio

Bruno Sobrinho – foi o primeiro locutor da P.R.G – 4 ao deixar Jaboticabal, fez grande carreira no Rádio Paulistano, atuando nas principais emissoras da capital paulista.

Raul Tabajara – construiu respeitosa carreira no rádio da capital paulista, Com o advento da televisão no Brasil, na década de 50, entrou para a história ao tornar-se o primeiro locutor a narrar uma partida de futebol pela televisão.

Entre os grandes nomes que passaram pela P.R.G – 4, destacam-se também Jonas Garreta, Oswaldo Luiz, Otávio Muniz, entre outros grandes nomes da comunicação.

A história da Radio Vida Nova, operando sempre em AM, conta e contou ainda com nomes como Jorge di Bello, que trabalhou na radio em varias épocas desde a PRG4, Daniel Bruno, Agenor Quirino, Farias Brasil, Edú Lopes dentre outros.

rodape